Hoje venho falar de um tipo de tecnologia que nasceu nos Estados Unidos da América, tornando-se bastante conhecida na Europa, e agora em Portugal.
Estou a falar do conceito de casas inteligentes.
O que daria para chegar a casa e ter o pavimento aquecido ligado há uma hora, ou um banho de imersão à sua espera, pois tem um comando telecomandado para mandar a casa fazer essa operação. Não se teria que preocupar mais com a higiene da sua sanita porque a casa limpa e esteriliza cada vez que alguém a usa.
Sem querer banalizar de todo a questão da incrível segurança que esta casa nos dá, devido às inúmeras câmaras de vigilância que são colocadas para termos acesso a todos os cantos da casa e assim podemos visualizar algum tipo de intrusão. Normalmente este sistema funciona até mesmo fora de casa, ou seja ligados a um computador, conseguimos visualizar o que se passa em casa.
Será que esta tecnologia ainda poderá evoluir ainda mais ?
Será que algum dia teremos como escolher as tarefas diárias e cada vez que entramos na nossa casa, temos um restaurante, um bar, um spa. Será que algum dia teremos uma casa computorizada que nos dá conselhos sobre o que vestir e nos lava a roupa?
Os estores abrem e fecham automaticamente, com apenas um clique num botão.
Até podemos climatizar a casa! Está frio, mete-se mais quente, está calor, mete-se mais frio!
Este tipo de tecnologia vai mais longe e cria soluções práticas para todos os tipos de deficiências e também ainda para idosos.
Podemos falar do reconhecimento da pessoa na entrada, a câmara de vídeo porteiro, câmaras no interior e exterior; no que diz respeito à alarmista este evita algum acidente maior, na área de intrusão, fumo e chama, queda ou simplesmente pânico.
No que toca a deficiências motoras , podemos falar de cadeiras de roda com tablet PC e as casas de banho adaptadas; em relação às deficiências visuais hoje em dia já faz parte da tecnologia comandos de voz, comandos gestuais e equipamentos falantes tal como o telemóvel para cegos. Sem pôr de parte as pessoas com deficiências auditivas começam a aparecer cada vez mais os telefones para surdos.
Entre estas evoluções incessáveis existem muitas outras sempre à aparecer nas grandes feiras de tecnologia que acontecem por esse mundo fora.
A tecnologia é imparável. Por isso a tecnologia de topo de hoje não é a mesma de amanhã.
Para um breve esclarecimento, deixo o seguinte link:
http://sic.aeiou.pt/programasInformacao/scripts/videoplayer.aspx?ch=futurohoje&videoId={94F88BF7-C7E4-4FCE-AA5D-04C7C9F6249B}
Nenhum comentário:
Postar um comentário